Saiba como implementar o endomarketing na sua empresa
O mais importante que devemos nos lembrar é: o endomarketing irá trabalhar com a parte interna da empresa, seu foco é nos colaboradores e na percepção dos mesmos a respeito do lugar onde trabalham.
Portanto, este trabalho deve ser minuciosamente trabalhado com a equipe de Recursos Humanos (RH). Pois são eles que vão ajudar a compreender as maiores necessidades e dificuldades da equipe. O RH é o setor que precisará entrar em contato com todos os colaboradores e conversar sobre o que pensam da empresa, e quais coisas sugerem para serem mudadas ou reestruturadas e como a empresa pode ajudá-los diariamente.
Uma vez que essas informações são levantadas, é o momento certo para começar a pensar nas ações de endomarketing. Tais ações visam trazer o funcionário para mais próximo da empresa, cada vez mais.
Uma das práticas mais comuns de endomarketing, são os treinamentos de equipes que ajudam no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre os mesmos no dia a dia. Outra prática bastante comum é a bonificação por resultados, que ultimamente é muito trabalhada por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno.
Essa bonificação acontece de acordo com o desempenho de cada colaborador da equipe e é um modo da empresa mostrar que reconhece os esforços diários dos funcionários a fim de decolar os negócios.
O ideal, é no mínimo, ter metas traçadas a cada semestre. Uma vez que as ações de endomarketing são traçadas, é preciso colocá-las em prática. Durante e após o processo de implementação, é fundamental aplicar uma pesquisa de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião dos mesmos, sobre o que pode ser mudado na empresa e como sugerem para isso ser feito.
Ao final de todas as ações, será possível notar uma melhora considerável do clima no local de trabalho, pois os colaboradores vão estar cada vez mais motivados com o ambientes em que estão inseridos, além de se esforçarem cada vez mais para aumentar e melhorar os resultados alcançados mensalmente na empresa.
Esse artigo vai te ajudar a iniciar uma implementação de endomarketing na sua empresa? Se sim, fique atento que, em breve, daremos mais dicas.